No Dia da Água, reunião na Assembleia discute transposição do São Francisco

As obras de transposição do Rio São Francisco voltam a ser tema de debate entre os deputados estaduais. A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar da Água no RN, vai se reunir na próxima quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, às 15h, com representantes da Paraíba para discutir a retomada das obras do São Francisco no Eixo Norte.

“O momento será oportuno para discutirmos a necessidade de mobilização em torno da finalização da obra do Eixo Norte, responsável pela chegada das águas em uma parte da Paraíba, e Rio Grande do Norte. Não podemos correr o risco de ficar de fora do processo”, disse o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Recentemente, o deputado Fernando Mineiro (PT) levantou o debate em pronunciamento na Assembleia, destacando que a construção no Eixo Norte, que abrange o Rio Grande do Norte, foi paralisada no fim do ano passado, porque a construtora desistiu da obra e o processo licitatório está rodando até agora. “A obra foi 90% realizada, mas precisa de túneis, canais e bombas para que as águas cheguem ao RN, parte da PB e CE”, explicou o parlamentar, que propôs a reunião.

O deputado Galeno Torquato (PSD), responsável pelas ações da Frente Parlamentar da Água no RN, reforça a necessidade dessa mobilização em prol da transposição no Rio Grande do Norte. “Temos que nos mobilizarmos. A Assembleia, o Comitê de Gestão Integrada do Governo e sociedade civil precisam se unir, porque se não levantarmos essa bandeira, nosso Estado pode ficar a mercê da transposição”, disse Galeno Torquato.

A Frente Parlamentar da Água foi criada em 2015 e a comitiva visitou as obras de transposição do Rio São Francisco nos municípios paraibanos, participou de reuniões na Assembleia da Paraíba e articulou ações em parceria com os estados beneficiados pela obra no Nordeste.

Além dos parlamentares, foram convidados para participar da reunião, representantes do Estado, Executivo, igrejas e sociedade civil organizada e deve contar com a participação dos deputados e representantes paraibanos, entre eles, o coordenador da Frente Parlamentar da Água da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PSB).

 

Assessoria