Lula tem 35% da intenções de votos contra 13% de Bolsonaro

Da IstoÉ/Imprevisível

PÁREO DURO Para Carlos Augusto Montenegro, a eleição de 2018 será a mais difícil da história do Ibope (Crédito: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Depois que o Ibope divulgou sua primeira pesquisa sobre a corrida presidencial, muita gente apressou-se a fazer prognóstico sobre as eleições de 2018. Mas o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, acha que é cedo para previsões: “A pesquisa foi apenas uma forma de conhecimento do terreno. Qualquer projeção é prematura”. Mesmo assim, ele explica que Lula, que aparece à frente com 35%, foi beneficiado pelo fato de todos os grandes partidos terem sido alvo das investigações da Operação Lava-Jato. Montenegro, porém, acredita que o petista dificilmente terá fôlego para ir além de um terço do eleitorado. Quanto a Bolsonaro, em segundo lugar com 13%, estaria atraindo votos das pessoas insatisfeitas com a classe política, mas que ainda podem mudar de candidato.

O que mais chamou a atenção de Montenegro foi o desempenho de Luciano Huck. Na pesquisa com a presença de Lula, ele surgiu em quarto lugar, empatado com Alckmin e à frente de Dória. Sem Lula, ocupou o terceiro lugar com 8%, ao lado de Ciro. “Nós decidimos testar o Huck e eu fiquei surpreso com o resultado”, afirma o presidente do Ibope.

Para Montenegro, o candidato do PSDB, seja Alckmin, seja Dória, vai pagar um preço alto pelo desgaste do partido. Sobre Marina, ele diz que ela está há três anos sem aparecer, nem mesmo nas questões sobre meio ambiente. Quanto a Ciro, é sempre uma incógnita. “Por isso, esta eleição se desenha como a mais difícil da história do Ibope”.

Não param de crescer as críticas dos deputados do Centrão à permanência de Antônio Imbassahy à frente da Secretaria de Governo. Há muito tempo, eles deixaram de frequentar o gabinete do ministro tucano. Quem ouve suas queixas e demandas é Eliseu Padilha. Apesar das fortes pressões, fontes do Palácio do Planalto garantem que Imbassahy, que é amigo de Temer, fica onde está até março do ano que vem.

 

Leave a Comment