Em recuperação após ter perna amputada, Joaquim Roriz deve deixar UTI em breve

Resultado de imagem para Joaquim Domingos Roriz

Em recuperação após amputar parte da perna direita, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz deverá receber alta em breve. Internado desde anteontem (30) no Hospital do Coração do Brasil, Roriz teve a companhia da esposa Weslian Roriz, e das filhas Jaqueline, Liliane (deputada distrital pelo PTB) e Wesliane. O político que conduziu o Palácio do Buriti por 14 anos, ao longo de quatro mandatos, enfrenta um quadro clínico delicado de diabetes extremamente avançada e problemas renais crônicos.

“Meu pai é guerreiro. Quer viver. E vai atravessar isso. A família está do lado dele”, afirma Liliane Roriz, hoje deputada distrital

“Meu pai é guerreiro. Quer viver. E vai atravessar isso. A família está do lado dele. O nosso amor está com papai”, afirma Liliane Roriz. Após a alta, Roriz deverá seguir diretamente para a casa da família. Conforme o desenvolvimento da reabilitação, o ex-governador receberá uma prótese para poder caminhar. Neste sentido, os médicos começaram a traçar um cronograma para o tratamento de fisioterapia, necessários para o uso da perna artificial.

Diabetes e circulação

A família Roriz não comenta o quadro clínico do patriarca. Pessoas próximas do clã contam que o ex-governador vinha há alguns meses fazendo o tratamento para melhorar a circulação do sangue, comprometida pela diabetes avançada. A técnica é conhecida como hiperbárica. Contudo, na avaliação de médicos, foi necessário fazer uma cirurgia para a retirada de dois dedos do pé direito.

O ex-governador voltou para casa, apresentando bons sinais. Todavia, nas primeiras análises pós-operatórias, os médicos viram a necessidade de um novo procedimento, para a retirada de parte da perna direita indo até a altura do joelho. Conforme o relato de amigos e amigas da família, foi uma decisão muito difícil para os familiares. Roriz chegou ao hospital no começo da tarde da última quarta-feira, indo para a mesa de operação logo em seguida.

 

Matéria de Francisco Dutra

Leia mais no LInk http://noticias.r7.com/distrito-federal/jornal-de-brasilia/em-recuperacao-apos-ter-perna-amputada-joaquim-roriz-deve-deixar-uti-em-breve-01092017

Leave a Comment