À espera de laudo da PF, Brasil assiste à batalha dos peritos

Análise do MPF

Enquanto a Polícia Federal não conclui uma análise aprofundada sobre a fidelidade da gravação entre Joesley Batista, dono da JBS, e Michel Temer, uma guerra de versões instalou-se no País. Há pareceres sobre o áudio para todos os gostos, a depender das motivações de quem os encomenda. A falta de uma análise consistente das autoridades antes da divulgação do arquivo deflagrou uma lamentável disputa entre especialistas e seus fiadores. Se fosse um “reality show”, poderia se chamar “Batalha dos Peritos”.

O Jornal Nacional, da Globo, grupo responsável pela divulgação em primeira mão da existência da gravação, recorreu a especialistas que classificam a gravação como “intacta”, mas O jornal Folha de S. Paulo e a defesa de Temer foram atrás de profissionais cujos laudos detectaram edições na gravação.

Até o momento, a guerra de versões sobre o comprometedor áudio gravado teve um importante efeito: deu sobrevida a um governo agonizante. Após Caires dos Santos apontar prováveis cortes e edições no arquivo compartilhado com as autoridades, o Supremo Tribunal Federal preferiu aguardar uma perícia conclusiva da Polícia Federal para dar continuidade ao julgamento sobre a suspensão do inquérito contra Temer, pedido feito pela defesa do atual presidente.

 

Fonte:https://www.cartacapital.com.br/politica/a-espera-do-laudo-da-pf-brasil-assiste-a-batalha-dos-peritos